“Porque você escolheu tocar um instrumento tão grande e trabalhoso de montar?” Essa é uma pergunta que costumam me fazer. Resposta: Porque o trabalho é recompensado com muito mais diversão.
Então pra você que ainda não sabe se quer ou não tocar batera, vão aqui 10 benefícios de se aprender a tocar o melhor instrumento do mundo. Rs.
1) É um instrumento que trabalha todo o corpo
A energia ao tocar flui por todos os músculos e membros fortalecendo-os, evitando a osteoporose e gerando resistência muscular.
Uma aluna uma vez me falou: Nat, a bateria tá me fazendo descobrir músculos que eu nem sabia que tinha. Rs. É por aí mesmo. Alguns movimentos não são comumente usados na musculação ou em alguns esportes, mas nem por isso são menos importantes.
2) Ainda no assunto saúde, a bateria ajuda no emagrecimento e no sistema cardiovascular.
Tocar é uma atividade física que gera perda calórica. Isso não quer dizer que somente tocar é suficiente. É claro que a dieta é fundamental. Mas sem dúvida a bateria é uma atividade intensa. Inclusive um estudo britânico defende o exercício de tocar bateria como uma boa atividade física, podendo comparar ao mesmo esforço de um jogador em uma partida de futebol.
3) Trabalha a coordenação motora
Isso também contribui para o desenvolvimento em outras atividades, inclusive na facilidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo.
Um estudo publicado na revista Brain and Behavior, provou que os sons emitidos pela bateria possuem maior difusão microestrutural no corpo caloso – uma área do cérebro que conecta os dois hemisférios e que desempenha um papel crítico no planejamento motor.
Além disso, uma pesquisa liderada por Lara Schlaffke da clínica universitária Bergmannsheil em Bochum, na Alemanha, e pelo professor associado Sebastian Ocklenburg da unidade de pesquisa em biopsicologia da Ruhr-Universität Bochum utilizou exames de ressonância magnética para demonstrar que pessoas que tocam bateria regularmente se diferem das pessoas não-musicais tanto na estrutura como na função cerebral.
Na pesquisa foram analisados 20 bateristas submetidos a exames de ressonância magnética de encéfalo, exame que fornece informações sobre a estrutura e função do cérebro. Os resultados deste estudo sugeriram que os bateristas apresentam menos, porém mais espessas, fibras no trato principal de conexão entre as duas metades do cérebro.
Além disso, as áreas cerebrais motoras são organizadas de forma mais eficiente e a coordenação motora supera muito a de pessoas não treinadas.
Isso leva a facilidade de enxergar soluções mais facilmente e mais rápido, sem falar nos demais benefícios né?
A maioria das pessoas têm dificuldade em utilizar as 2 mãos ao mesmo tempo. Só que na bateria, utilizamos as 2 mãos e os 2 pés em ritmos diferentes . 😀
Inclusive, pra todos que têm vontade de desenvolver a coordenação motora, sugiro se inscrever para o curso gratuito de coordenação motora no formulário abaixo.
4) Você melhora a sua memória de uma forma divertida
Não estou falando daqueles joguinhos chatos que falam que era pra ser divertido mas não é nem um pouco. Estou falando de, sem querer querendo, decorar o groove e virada de várias músicas, lembrar anos depois e muitas vezes se surpreender vendo que você lembra como toca uma música que você nunca tocou na vida! Rs.
E a facilidade de memorização se reflete quando você estuda outras coisas, quando lembra dos vários compromissos e etc. Você está desenvolvendo o seu cérebro ao se divertir.
5) A bateria aumenta a capacidade de concentração
Em falando em “bombar” o seu cérebro, a bateria também aumenta a capacidade de concentração.
Experimentar um ritmo constante comprovadamente melhora a função cognitiva. Se assemelha à meditação. É um momento de focar a mente apenas na melodia e harmonia e esvazia-la das dificuldades do dia-a-dia.
6) A bateria te deixa mais inteligente
Não sou só eu que tô falando. Uma das pesquisas que avaliam o cérebro dos bateristas foi conduzida por profissionais do Karolinska Institutet, em Estocolmo, na Suécia. Esse estudo revelou que há uma forte ligação entre tocar bateria, inteligência e a parte do cérebro utilizada para resolver problemas. Em crianças, inclusive, tocar auxilia na tarefa da leitura e aumento do QI (Quociente de inteligência), de acordo com estudos da área.
A neurociência já provou que tocar um instrumento musical aumenta o que chamamos de neuroplasticidade cerebral, que é a capacidade de o cérebro se adaptar a mudanças e se reorganizar nos circuitos neurais, mas esse efeito é ainda maior nos bateras.
7) Tocar funciona como um ansiolítico/antidepressivo natural.
A bateria ainda é um ótimo tratamento para o estresse, fadiga, depressão, ansiedade, enxaqueca, distúrbios emocionais, entre inúmeras outras enfermidades.
Eu não estou falando que bateristas não tenham doenças mentais ou distúrbios do humor, muito menos que a bateria substitui as medicações ou a psicoterapia viu?!
O que acontece é que tocar libera endorfina que ajuda e muito no emocional. A emoção de tocar é indescritível. <3;
Pergunte para os bateristas que você conhece e experimente na prática o efeito.
8) Tocar ajuda a fazer amigos
Eu sou a prova viva disso! Tocar aproxima as pessoas, em especial os músicos. Formar bandas, ir nas apresentações dos outros, compor, dar aulas, tudo isso acaba levando ao aumento do número de amigos e ao desenvolvimento da Inteligência interpessoal e empatia.
9) Combate e evita doenças graves como o mal de Alzheimer.
Com o estudo da bateria além de desenvolver o cérebro, você está blindando ele contra mal de Alzheimer e a demência.
Inclusive quem quiser ler mais sobre isso, dá uma olhada nesse projeto de bateria para idosos: Bateroterapia faz idosos exercitarem corpo e mente em ritmo musical.
10) Ajuda a enfrentar desafios e a timidez.
Eu mesma sempre fui tímida, a música me ajudou a diminuir demais a timidez.
Pra quem já subiu no palco sabe do friozinho na barriga que dá. Sem dúvida é um desafio. Mas com o tempo o nervosismo vai diminuindo, chegando até a cessar em algumas pessoas.
E então? Viu todas as muitas vantagens de se tocar um instrumento?
Agora é um ótimo momento pra começar a tocar batera! O curso Aprendizagem Acelerada de Bateria está incrível e com uma promoção imperdível! Clique no botão abaixo e saiba mais!