Você está aproveitando bem o seu tempo na quarentena? Veja essas 5 dicas para fazer um melhor uso do seu tempo livre para estudar.
Graças a tecnologia temos a comunicação e a informação facilmente disponível. A tecnologia permitiu que pudéssemos trabalhar, estudar e pesquisar, de qualquer lugar, com o uso da internet e de um computador, tablet ou celular. Então vamos parar de reclamar e aproveitar esse momento para sermos mais produtivos! 🙂
1) Organize seu tempo
- Separe as horas em que irá se dedicar ao trabalho e as que se dedicará aos estudos;
- Faça um planejamento dos cursos e livros que irá assistir ou ler.
- Não esqueça de reservar um tempo para treino do instrumento e para exercício físico, além das demais atividades que são importantes pra você. Para isso tem vários aplicativos interessantes de planejamento de tarefas e horários. Minhas sugestões: Trello, To Do, Focus To-Do e o Google agenda.
2) Cronometre o tempo gasto
Já ouviu falar do pomodoro?
Pomodoro é um método de gerenciamento de tempo. Nessa técnica é utilizado um cronômetro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos, separados por breves intervalos de 5 min.
Você pode alterar o tempo de estudo e descanso conforme o seu cérebro se adapta melhor. Consegue manter-se focado no estudo por mais tempo? Então aumente o tempo de estudo. Precisa de mais tempo para o intervalo? Então aumente-o. Há diversos aplicativos bem interessantes pra isso. Eu utilizo o Focus To-Do.
O descanso, ida ao banheiro, cafezinho, e outras atividades, não devem ser contabilizadas como tempo de estudo. Precisou parar para atender um telefonema urgente? Então pause o cronômetro.
3) Divida seus estudos de forma que não canse seu cérebro
Nunca estude mais de 1:30/2:00 o mesmo assunto. E sempre dê um intervalo maior depois de 2hs.
Para estudar bateria, divido em 25 min pra cada atividade e depois de terminar as 4 áreas que considero mais importantes (técnica, leitura, grooves e músicas), volto para a primeira e começo tudo denovo.
Mas tudo depende do seu tempo disponível e da sua capacidade de concentração. Se você só pode estudar por 20 min, então separe 5 min pra cada atividade ou estude cada dia um assunto difentente. Com o tempo você saberá o que funciona melhor pra você.
4) Estude com vídeo aulas
Tem vários sites de ensino que você pode aproveitar para estudar praticamente qualquer coisa. Os que costumo utilizar são: Iped, portal da educação, udemy (meu favorito) e alguns outros específicos de algum assunto que me interesse (como os da Universidade Rock Content. Pesquise e você irá encontrar. Muitos estão com cursos gratuitos nesse momento! 😉
Veja aulas e vídeos no Youtube. Muitos colegas, inclusive eu, colocamos aulas grátis lá.
Participe de aulas ao vivo pelo Skype, Zoom, Hangout ou outro aplicativo de videoconferência. Assim você consegue ter aulas sem sair de casa.
Veja lives no Instagram e Facebook. Está tendo muitas lives boas nesse período. É uma boa oportunidade de fazer perguntas e ter contato com professores e outros alunos. Eu indico as da Hi Hat Girls que estão ocorrendo toda quarta-feira as 18hs.
5) Leia mais
Eu gosto muito de ler livros no Kindle, da Amazon. Se você não é acostumado(a) a ler e tem dificuldade em manter leituras longas (se for daqueles que costuma começar um livro e não terminar), experimente o 12 min. São resumos de livros, que você consegue ler ou até mesmo ouvir, em cerca de 12min. Tem promoções e livros gratuitos pra quem não pode pagar a assinatura.