Quem nunca sentiu aquele friozinho na barriga quando sobe no palco? O medo de palco é comum entre os artistas, mas você pode superá-lo com essas 7 dicas.
1) Treine e estude as músicas antes
Se prepare para o show. Estude as músicas, treine e ensaie com a banda. Se a GIG foi de última hora e não há tempo pra malhar as músicas, então faça o seu GUIA e leve para o show.
Na hora de tocar as músicas do show, já se imagine no palco. De preferência toque as músicas na ordem do repertório. Isso também facilita para não ter nenhuma surpresa na hora do show. Tocar uma música rápida seguida de uma lenta e vice-versa, atrapalham o referencial do instrumentista. Principalmente quando ele já está nervoso.
Pense positivo! Nada de imaginar que tudo vai dar errado. Mande pro cérebro imagens de tudo correndo lindamente, de pessoas te olhando com admiração e os membros da banda sorrindo pra você como quem diz: É isso ai!!!
2) Utilize da ancoragem
Lembre de uma situação que você tocou super bem e teve orgulho da sua confiança e performance. Sinta tudo o que você sentiu, veja o que você viu, lembre de tudo. Se nunca esteve nessa situação, então imagine como você gostaria que fosse.
Se imagine com riqueza de detalhes. Pensar em como a mão se movimenta, os pés, a sensação dos pés na sapata, o suor escorrendo, o sorriso, as luzes do palco, o cheiro horroroso da máquina de fumaça e daí por diante. Você pode fazer isso ouvindo as músicas ou em silêncio. Feche os olhos e pense tudo o que você quer que aconteça.
Em seguida, pense que toda essa energia maravilhosa voltará assim que você fizer um determinado gesto ou atitude. Exemplo: Quando eu tinha 15 anos, eu tinha um colar de ônix. Sempre que eu queria me sentir mais confiante, eu apertava ele e pensava que tinha uma energia branca saindo do meu colar preto para o meu corpo. Isso é uma forma de ancoragem. A sua âncora pode ser girar a baqueta 3x, balançar o braço da guitarra, mexer no anel, esfregar uma mão na outra, ou qualquer outra coisa.
Você irá fazer esse sinal que escolheu quando estiver no auge da lembrança, ou da imaginação, para associa-lo com o gesto. Repita várias vezes e depois teste. Pense em uma situação de medo e nervosismo e faça a âncora. Se você mudar o seu estado para um rico de energia e confiança, é porque deu certo, se não, continue repetindo ou pense em uma situação ainda melhor.
3) Medite
Relaxe corpo e mente com a meditação. Você pode utilizar de meditação guiada, tem várias no youtube, ou pode só concentrar na sua respiração profunda, em um lugar tranquilo, e esvaziar a mente.
4) Se prepare para o show com antecedência
Chegue cedo pra montar o equipamento com calma. Aqueça-se e alongue-se. Chegar atrasado e montar tudo na correria irá estragar todo preparo anterior.
5) Foque no que está fazendo
Principalmente no início, foque no q irá tocar/cantar. Não olhe para o público no começo, depois q estiver mais confiante pode olhar. Se concentre em você, seu instrumento e quem está tocando contigo. Evite ficar olhando pra alguém que você acredita que irá te julgar. Isso vale para todo o show.
6) Mude sua fisiologia
Tente imitar a postura de alguém muito confiante da qual você é fã.
Antes de começar a tocar, você pode fazer a posição da Mulher Maravilha. Essa postura transmite confiança ao seu cérebro.
Finja que está se sentindo ótimo e sem nenhum nervosismo. Deixe as costas eretas e empine o nariz. Ao mudar a sua fisiologia para alguém confiante e seguro o seu emocional também muda.
7) Ria do medo
Gosto muito dessa. O que a sua voz interna diz pra você quando você está com medo?
Ela pode falar que você não consegue, que é fraco, medroso, ou qualquer outra coisa. Uma solução é imaginar essa voz com conotação sexual, do tipo que te dá vontade de fazer exatamente o que ela diz que você não é capaz.
Ou você pode imaginar essa voz de uma forma que torne ela engraçada. Ridicularizar algo traumático ou assustador ajuda a tornar aquela visão mais suportável e até mesmo aceitável. Você pode por exemplo imaginar a sua voz interna, ou até aquela pessoa que criticou a sua performance, fantasiado de Tiranossauro Rex e falando com voz fina na língua do F. Rs.
Isso pode transformar um trauma em algo engraçado e sem importância. Então passa a não machucar mais e você perde o medo.
Com o tempo você irá se acostumar com o palco e fazendo essas técnicas, estará cada vez mais preparado. E não deixe de cuidar da sua saúde física e mental. 😉
Gostou das dicas? Compartilhe! Se tiver dúvida, não fique com ela! Entre em contato comigo que responderei com o maior prazer.