Olá bateras e músicos em geral! Saiu o meu novo vídeo:
Eu gravei esse vídeo acima faz algumas semanas. Naquela época não se falava em Corona vírus no Brasil. E por mais que no vídeo eu fale sobre a saúde do músico, enfatizando a importância das doenças articulares e mentais, ainda assim tem a ver com o momento atual.
A maioria dos músicos são autônomos. Isso quer dizer que se eles estão doentes e não tocam, também não ganham nada. Mas eles têm que pagar as contas. Eles têm familia. Muitos têm filhos pra criar e sustentar.
Até alguns anos atrás, eu dependia dos shows e aulas para me sustentar. Quando eu ficava doente, ou ficava em casa preocupada, porque o cachê iria fazer falta; ou, o mais comum, ia assim mesmo e tocava com dor, tosse, e etc.
Hoje o meu coração chora ao ver o que os músicos estão passando. Muitos ficam divididos entre tocar e correr o risco de levar o COVID-19 pra os seus familiares, ou ficar em casa sem dinheiro pra pagar as contas. E outros optam por se arriscar e tocar, mas não conseguem porque os shows e festas foram cancelados. É tudo muito triste.
Várias vezes contratantes enrolaram pra me pagar; ou falaram que não poderiam pagar o acordado porque “não deu gente o suficiente”; ou não acertaram o cachê, falando que era divulgação do meu trabalho; ou ainda, me ofereceram bebida e comida “grátis” em troca do cachê.
Muitos se esquecem que somos serem humanos. Com necessidades básicas, com família e com contas a pagar. Não é porque amamos nossa profissão que não precisamos receber pelo nosso trabalho.
Músicos, eu sei que não está sendo fácil. Muita força e saúde pra todos nós! E que consigamos passar por esse momento da melhor forma possível.