Formação Musical
Nathália teve o primeiro contato com o instrumento aos 12 anos, iniciando em 2004 sua formação musical no reconhecido Instituto de Bateria Bateras Beat. Em 2006, concluiu o Curso de Bateria Avançado, durante o qual estudou com os professores Renato Glória e Célio Maciel.
Em 2011, concluiu Curso de bateria na Escola de Música de Brasília — EMB, instituição na qual foi aluna dos bateristas Prof. César Borgato, Prof. Paulo Marques e Prof. Ticho Lavenere. Além da participação em inúmeras apresentações e saraus, na EMB frequentou o Curso Internacional de Verão por três anos (2006, 2007 e 2009), o que lhe possibilitou compartilhar o palco com grandes instrumentistas e obter inestimáveis lições de bateristas como Paulo Braga, Rafael Barata, Kiko Freitas, Gledson Meira, Duduka da Fonseca e Jorge Gomes.
Breve Histórico Artístico
Com a banda Torke, gravou o disco Contos de Resistência, além de participar de grandes festivais, entre eles o Festival de Música do Guará — FEMUG/2009, o Festival Interno de Música Candanga da Universidade de Brasília — FINCA/2009 e o SpeedStock, tendo obtido a segunda colocação neste festival. Em 2011, a Torke participou das seletivas dos concorridos festivais Porão do Rock e Brazilian Beat (festival de música da Yamaha).
Com a banda Uneven Times, gravou o EP “Draft” e realizou vários shows, entre os quais se destacam o festival Rock Fest (Catanduva/SP), o Projeto Campus Sonoro e FINCA/2010 (UnB), o Duelo de Bandas do Gama e o consagrado festival Rolla Pedra (2009). Neste último, a Uneven Times foi a banda mais votada.
No pioneiro Projeto She Shakes The Earth — SSE, iniciado em 2009, acompanhou mais de vinte mulheres instrumentistas e vocalistas nacionais, contando com a cobertura do Correio Braziliense e da Revista Rock Brigade.
Com Mariana Camelo e os Mutais gravou o disco Contradição e outras Estórias.
Integrou diversas bandas de hard rock como a Lady Evil, BMS, Eletrodomesticks, Mutais,Rockzone, Foxy Lady, Rokomotiva e Woman in Rock, com as quais se apresentou regularmente em teatros e nas casas de show mais emblemáticas da Capital Federal como o Gates Pub, Uk Brasil, O’Rilley, Cult 22, América Rock Club, Blues Pub, Toinha, Velvet Pub, Teatro dos Bancários, entre outros. Participou dos festivais: Porão do Rock (Eletrodomesticks, 2012), Canta Ceilândia (Mutais, 2011/2012), Festival Universitário de Música (Mutais, 2012), Projeto Edição de Música (Mutais, 2012), Projeto Móveis convida (Mutais, 2012), no Brasília Moto Capital (Rockzone, 2011; Mutais, 2013), Rock Sem Fronteiras (Mutais, 2013) e em encontros motociclísticos nas cidades de Jataí, Morrinhos, Cristalina e no Autódromo de Brasília (BMS, 2012).
Com a banda Sound’N’Rage tocou na 11ª Edição do Headbanger’s Attack e no Quaresmada Especial, contando com a cobertura da mídia especializada como a revista Rock Brigade e Zine Official. Após o lançamento do disco “Deal with your Hate”, participou da gravação dos vídeo clipes das musicas “Dark Souls” e “I can’t take no more”.
Foi baterista do espetáculo L, O Musical, que teve estréia em agosto de 2017, com mais 110 apresentações em circulação nacional. O musical contou com a dramaturgia e direção de Sérgio Maggio, a direção musical do vencedor do Prêmio da Música Brasileira 2017, Luiz Filipe de Lima, as atrizes Elisa Lucinda, Ellen Olléria, Tainá Baldez, Gabriela Correa, Luiza Guimarães, Renata Celidonio e as musicistas Marlene Souza e Lima, Janaína Sabino, Carolina Sentubal e Alana Alberg.
Trabalhos Atuais
Como professora, ministra aulas em Brasília no Instituto Bateras Beat desde 2007, no Instituto Tokata e no Instituto Laboratório Musical, o qual fundou em parceria com o baixista Gustavo Magalhães, no ano de 2013. Em seus workshops e masterclasses, aborda temas como: Compassos compostos e mistos; Independência e Coordenação aplicada à bateria e Programação neurolinguística aplicada à bateria.
É um dos pontos focais no Brasil da Hi Hat Girls Magazine, a primeira e única publicação sobre mulheres bateristas da América Latina. O projeto tem como objetivo divulgar o instrumento, promover o acesso à educação musical e incentivar meninas e mulheres a tocar bateria, através de jornadas de oficinas gratuitas por todo o País.
Atualmente toca com a Banda Classic Rock, a Woman in Rock e a Foxy lady e está produzindo curso online de bateria, com previsão de lançamento em junho de 2020.